segunda-feira, 30 de novembro de 2009

A VINGANÇA



A vingança é o indício do primitivismo do homem, da humanidade e dos espíritos que ainda optam por ela.

Nunca esse sentimento deve fazer parte do coração de quem se diz Cristão, pois sabemos que o Mestre Jesus Cristo recomendou que perdoássemos nossos inimigos ou aqueles, que cegos pelo egoísmo e orgulho, chamamos de inimigos.

A vingança tem efeitos altamente nocivos ao coração, pois ela envenena, fere e destrói. Aliada ao ódio, cólera, mentira e outros mais baixos sentimentos que possam vir com estes, disfarça-se para alcançar o objetivo de satisfazer seu íntimo, ferido em seu orgulho, e movido pelo egoísmo.

EGOÍSMO e ORGULHO, chagas da humanidade.

Deixemos a Vingança de lado! Deixemos de lado, pois ela cria e forja grilhões dolorosos para as existências futuras, a fim de caminharmos mais um passo em direção da felicidade verdadeira.

Lembremo-nos que “FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO”, e o verdadeiro Perdão é a maior caridade de todas.

Nós costumamos a achar, que nunca erramos, que somos perfeitos. Na verdade sabemos os nossos erros e os encobrimos. Porém quando aparece uma pessoa que não tem a afinidade necessária para conosco, nós nos armamos e ficamos aguardando para que a cada erro, a cada palavra dela, possamos atacá-la ou declará-la uma inimiga. As pessoas que nós amamos não são diferentes.

Os parentes, os amigos, também erram, muitas vezes inconscientemente, e nos atacam, mas nós munidos de uma caridade e de um amor fora do comum perdoamos e abraçamos essas pessoas. Agora me digam: Porque que com o inimigo, ou uma pessoa que o nosso egoísmo e orgulho assim tachou, é diferente?

Desculpe se alguém esperava que eu dissesse que o inimigo deve ser açoitado, deve ser surrado, deve ser atacado. Não meus queridos!

O inimigo, ou a inimizade, ou a ameaça, é aquele véu que está no seu olhar, é aquele véu que está no seu ouvido, é o véu que está no seu tato, é o véu que está nas suas ações. É esse véu que impede você de ver a verdadeira pessoa que está a sua frente. É o véu que impede você de ouvir a palavra carinhosa que ela tem para você. É o véu que impede você de abraçá-la. É o véu que impede de ver o verdadeiro ser, dentro de cada um. É o véu que já coloca uma barreira entre nós e o próximo e, automaticamente, o consideramos uma ameaça.

Assim começam a ser forjados os grilhões que vão nos unir a está pessoa por, quem sabe, algumas reencarnações.

Seria alentador, confortável e até admissível que nós disséssemos “dê as costas ao seu inimigo” ou “não dê o primeiro passo”, não seria? Alguém tem alguma dúvida sobre o quanto confortável seria?

Mas não! Não foi isso que Cristo nos disse, não foi isso que Ele desejava.

Não é disso que é feito um Mundo Melhor, não é disso que é feito o Amor, não é disso que é feito a União, e não é isso que o seu íntimo deseja.

Hoje, meus caros, nós deixaremos no ar, apenas um momento de reflexão, porque na verdade o inimigo não é aquele que está na sua frente.

O seu inimigo é íntimo, o seu inimigo é interno, o seu inimigo nada mais é do que você mesmo. O seu inimigo nada mais é do que as barreiras que você põe para com as pessoas que estão a sua volta. Então, cada um de nós, sabe o que devemos fazer para perdoar, para termos compaixão com as pessoas, parentes, e aqueles que se dizem nossos inimigos, para com aqueles que nós tachamos como inimigos.

Meus caros, a reforma íntima é necessária, é saudável, é a base do mundo melhor. Não existe amor, não existe carinho, se não brotar de dentro dos vossos corações.

Nessa tarde maravilhosa, com as palavras de Jesus: “Amai os vossos inimigos”, com as palavras de cada colaborador aqui presente que explanou e leu os textos, nós deixamos as perguntas:

Você faz a sua parte?

Você faz sua reformou íntima?

Você está tratando do inimigo que existe dentro de você?

Você venceu o seu eu egoístico, o seu íntimo?

Você é capaz de fazer o Amor brotar e explodir do seu coração?

Quando isso acontecer não existirão mais amarguras, não existirão inimigos, pois o véu estará por terra, e o amor verdadeiro praticado por todos.



MENSAGEM APRESENTADA
Na Sociedade Espírita Colaboradores de Cristo
Em 22.10.2005
Na reunião que estudou o
Evangelho Segundo o Espiritismo.
Cap. XII – item 9 A vingança

Fonte: http://www.colaboradoresdecristo.com/estudobasico/mensagensdeestudo/avingan%E7a.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário