domingo, 1 de agosto de 2010

SUA VIDA HJ, VALE A PENA? - DESCUBRA!

por Carlos Hilsdorf


Como sempre fazemos nestes nossos encontros aqui no Vya Estelar, também neste artigo faremos reflexões sobre nossa vida, comportamentos, emoções e sentimentos. Nesta oportunidade quero propor-lhe duas perguntas. Faça estas perguntas a si mesmo com frequência e observe os resultados.

Sua vida melhorará muito porque a vida sempre melhora quando ampliamos nosso nível de consciência. As perguntas são:

1) Isso vale mesmo a pena?

A questão aqui é perceber o significado daquilo que estamos fazendo e vivendo. Muitas das coisas que fazemos e vivemos, simplesmente, não valem a pena. Insistir nessas coisas equivale a desperdiçar tempo e desperdiçar tempo implica em perder as chances de ser feliz.

A felicidade depende de uma boa utilização do tempo, ela é uma forma especial de viver o tempo...

Pergunte-se se vale mesmo a pena permanecer no emprego atual:

• Ele te realiza?
• Você é respeitado como pessoa e profissional?
• São-lhe oferecidas oportunidades de crescimento e novos desafios?
• Seus esforços e conquistas são reconhecidos?
• Você trabalha com pessoas íntegras, de bom caráter?

Se você respondeu não a mais de três destas perguntas, reavalie sua permanência neste emprego!

Pergunte-se se vale mesmo a pena permanecer no relacionamento atual:

• Existe amor e paixão?
• Há reciprocidade?
• A outra pessoa é digna e merece confiança?
• Vocês se tratam com profundo respeito?
• Vocês compartilham a vida?
• Um dá suporte aos sonhos do outro?

Se você respondeu não a mais de três destas perguntas, reavalie sua permanência neste relacionamento!

Faça perguntas similares para saber se suas amizades, hobbies, emoções, sentimentos, comportamentos e todos os outros aspectos de sua vida estão, de fato, valendo a pena.

Cuidado para não tentar se enganar com as respostas. Quando queremos que algo não acabe, mesmo sabendo que deveria acabar, é comum mentirmos para nós mesmos!

A segunda pergunta é:

2) Por quanto tempo isso vai durar?

Duas coisas são muito comuns:

a) Gastarmos energia demais com coisas absolutamente passageiras, coisas de curta duração;

b) Não resolver agora coisas que vão se alastrar por muito tempo, coisas de longa duração e custarão muito mais energia para serem resolvidas depois.

Dê uma olhada ao seu redor e para dentro de si – quantas das emoções, sentimentos e situações que você está vivendo agora durarão tempo suficiente para que você gaste energia com isso?

Se alguém te fechou no trânsito e você se irritou, por quanto tempo deve durar o efeito dessa irritação? Quando cessa a causa deve cessar o efeito!

Essa fechada no trânsito foi algo momentâneo e, por tanto, não deve durar mais que um momento. No entanto, muitas pessoas carregam um sentimento pesado pelo resto do dia, por que algo assim lhes aconteceu. Liberte-se!

Alguém, em um momento de nervoso ou por falta de compreensão, humildade ou delicadeza disse algo com a intenção de ferir você? A escolha em magoar-se ou não é sua. Como dizia a mulher do *ex-presidente dos EUA, Eleanor Roosevelt “Ninguém pode te fazer sentir inferior sem o teu consentimento” . Interiormente não dê consentimento, eleve-se acima dessa inferioridade do próximo.

Alguns segundos depois você já deve estar bem de novo, se não conseguir em segundos, faça-o em minutos; mas não espere dias, semanas, meses e anos para fazer isso.

Lembra-se da pergunta número um? Isso definitivamente não vale a pena! Quando cessa a causa deve cessar o efeito!

Se alguém não te entende agora, faça do tempo seu melhor amigo. Por quanto tempo a incapacidade dessa pessoa em compreender você pode durar? Cedo ou tarde a verdade aparece e a compreensão também, saiba esperar.

Não gaste energia demais com coisas absolutamente passageiras. .. Liberte-se!

Invista sua energia nas coisas cujas repercussões terão maior duração em sua vida. Modifique agora aquilo que será mais difícil de modificar depois ou aquilo cujas repercussões deixarão sequelas ou danos muito sérios.

Por exemplo: se você já esta informado sobre os efeitos do tabagismo, pare de fumar imediatamente! Não espere saber que está doente para, então, tomar sua decisão. Em algumas circunstâncias, as doenças oriundas do vício de fumar podem não lhe dar uma segunda chance. Tome sua decisão e implemente suas novas atitudes imediatamente. Substitua o hábito ruim de fumar por outro saudável: caminhe, corra, nade, ande de bicicleta, faça yoga, meditação, etc.

Se você não investir energia em fazer essa mudança agora, as consequências serão cada vez maiores. Invista essa energia, aplique toda a sua ATITUDE em construir um futuro melhor!

Tudo aquilo que não é passageiro ou cujas repercussões não são de pequena expressão requer ação imediata! Liberte-se das causas de sofrimentos futuros.

Se você está em uma relação ou em um trabalho sem futuro, não espere que ele chegue, mude agora, no momento presente. Afinal, é com o presente que se constrói o futuro...

Analise os efeitos que você não quer para o seu futuro. Para que esses efeitos não ocorram, elimine as causas imediatamente. Quando cessam as causas, cessam os efeitos!

Ah, uma última reflexão, ainda dentro desta última pergunta: se você está vivendo um relacionamento feliz, mas por alguma razão, se viu atraído e envolvido por alguém que lhe sugere uma aventura amorosa... Lembre-se de se perguntar: Por quanto tempo isso pode durar?

Prazer de curto prazo, quase sempre é dívida de longo prazo!

Não gaste seu presente criando problemas para o futuro, invista seu tempo para criar um futuro melhor!

"Franklin Delano Roosevelt (Nova Iorque, 30 de janeiro de 1882 — Warm Springs, 12 de abril de 1945) foi o 32° presidente dos Estados Unidos (1933-1945), realizou quatro mandatos e morreu durante o último. Fonte: Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário