segunda-feira, 17 de outubro de 2011

QUANDO O JULGAR CEDE ESPAÇO PARA O COMPREENDER

Por Wellington Balbo

 

Em respeitável instituição religiosa:

 

- O Laércio é um desequilibrado; sujeito grosso, mesquinho, verdadeiro casca grossa, o senhor pode escolher: ou ele ou eu.

 

O dirigente ponderou no pedido de Antunes um dos colaboradores da instituição, e após breve reflexão deu seu parecer:

 

- Realmente você tem razão, Laércio é pessoa complicada. Eu sou seu amigo e gostaria de continuar contando com seu concurso, você sabe a dificuldade que temos para encontrar voluntários com senso de responsabilidade igual ao seu, pra mim seria muito mais fácil optar por você, todavia, Laércio necessita de nossa Casa, é companheiro com extremas dificuldades, não posso simplesmente descartá-lo em momento delicado de sua jornada. Você está preparado a seguir caminho em outros recantos se for de sua vontade, no entanto aqui terá sempre a porta aberta. Jesus te acompanhe.

 

 

****************************************************************************************************************

 

No ambiente profissional, somos obrigados a guardar convivência com àqueles que não nos afinizamos, afinal, a luta pelo ganha pão diário nos impõe a situação.

 

No lar também não é diferente, por vezes pouca simpatia temos por familiares que nos acompanham mais estreitamente a jornada e obrigados somos a "suportá-los". Entretanto o melhor para todos é que aprendamos a amá-los, mas isso é tema para outro texto.

 

Porém, o mesmo não ocorre quando nos propomos a realizar o trabalho voluntário, e concluímos de forma precipitada:

 

- Serei voluntário, porém, não sou obrigado a conviver com pessoas antipáticas, se cruzarem meu caminho, dou um tchau e vou-me embora!

 

Realmente, não somos obrigados a conviver com quem não temos simpatia, no entanto, convido o leitor a refletir em outro ponto da questão:

 

O cultivo da reflexão em torno do comportamento alheio.

 

Podemos, ao invés de nos irritar e intempestivamente decidir "abandonar o barco", procurar compreender o que levou a pessoa a tomar determinada atitude.

 

Excursionemos intimamente:

 

Atravessa ela momentos complicados?

Esta necessitada de apoio?

 

Ao fazermos essas reflexões teremos mais material para análise e provavelmente, isto é, se tivermos boa vontade, deixaremos de julgamentos impiedosos.

Comumente a criatura de difícil trato traz em si um amargor que não agrada nem a ela mesma. Essas pessoas têm poucos amigos, reclamam em demasia da vida, e consideram-se injustiçadas. Sua existência é sem brilho, por isso, sejamos compreensivos, porquanto, também temos nossas neuroses e somos necessitados de igual compreensão.

 

A compreensão sempre cobra a renuncia, entretanto, seu sabor é inigualável, pois nos rende a vitória sobre o egoísmo que por vezes caracteriza nossa maneira de agir.

 

E de tanto exercitar, um dia tornaremo-nos craques na arte da boa convivência e deixaremos de suportar para verdadeiramente amar aqueles que nos cercam, e o julgar dará natural e simplesmente o lugar ao compreender.

 

Fonte:

http://amigoespirita.ning.com/group/artigosespiritas/forum/topic/show?id=2920723%3ATopic%3A459237&xgs=1&xg_source=msg_share_topic

Nenhum comentário:

Postar um comentário