domingo, 18 de setembro de 2011

Isso é viver?? Viver é assim???

tristeza.jpg


Um dia eu gritei, xinguei, irritei, esbravejei. Senti raiva, ódio, mágoa, desejei mal.

Mas um dia no meu coração eu me perguntei?

Para que tudo isso?

Para que atingir nossos irmãos assim. Porque fazendo isso com o outro, estarei fazendo comigo mesmo. O recebo disso?

Não faça nada ao outro o que não quer para você.

Mas aprendi a perdoar, a deixar passar, a deixar nas mãos de deus. São tantas coisas no mundo que se fossemos ligar, ou dar importância a tudo, como ficaríamos?

Hoje não ligo mais para pequenas coisas. Sim, um dia também, fui odiada, magoada, agredida, ofendida. Hoje aprendi a perdoar, aprendi que perdão é amar, e amor.

Aprendi que não vale a pena perdemos tempo com coisas tão pequenas, insignificantes. Do dia a dia.

Nosso tempo é ouro. E ele passa rápido.

Melhor seria uma boa leitura, ou um bom livro.

Do que ficar remoendo o que já passou. Ou para pessoas que não estão nem ai, para nós.

Aliás, o que já passou, fica para trás.

Seria melhor não ligar, nem se importar. Com o mundo lá fora. É claro que tem casos e casos. Mas olhem para o lado de dentro. Cuidem do lado de dentro primeiro.

Sabe ser o vigia de nós mesmos, se vivermos preocupados com o cachorro do vizinho, se batem no nosso portão, se sobem no nosso telhado, se falam mal de nós, se fizeram ou não trabalhos de magia, para nós. Não estamos vivendo.

Pois viver, não é isso. Poxa nossa vida já anda uma bola de neve.

Porque multiplicar as bolas? Se podemos modelá-las.

Se viver é assim, então isso não é viver

A vida não é isso. A vida e o viver são minutos de sabedoria. É usar sabedoria interior. É ter paz interior, serenidade, nos momentos mais turbulentos, é usar a paciência, a tolerância. Quanto mais estivermos debaixo dos escombros, mas estaremos vivos. Temos braços, pernas, olhos, boca. Não estamos com nada faltando, muito menos em cima de uma cama, paralisados. Se oferecemos ofensas, Ódios, raiva, magoa, receberemos exatamente isso.

Mas se doamos amor, recebemos amor.

Se viver é assim, se a vida é assim. O que é o viver?

A nossa vida é ouro, e não para vivenciar coisas insignificantes que não nos acrescentam nada, que não nos fazem melhorar em nada, ou se importar. Estamos aqui evoluindo

Precisamos ser grandiosos em tudo. Precisamos muito para evoluir, crescer espiritualmente, e uma das coisas, é sermos pacientes, em momentos que estamos a ponto de explodir, sabe por que ninguém foi ou teve a ver pelo que sofres, e passas. Quem bate no portão, não tem a ver, quem sobe no telhado não tem a ver. Aprendamos a viver conscientemente.

Dê importância a coisas boas, se importe em oferecer um pão, uma sopa, dá um cobertor, uma acalento, uma conversa amiga, um conselho bom, em saber como o outro está. Um afago. Isso sim é importante.

Em vigiar, em orar pelos necessitados, orar pelos que estão nos hospitais. Que passam ou estão passando o mesmo que passamos.

Aprendamos o verdadeiro valor da vida, do tempo, das horas, do viver. Não basta sermos bons por dentro. É preciso deixar ir certas coisas, que nos fazem mal, que não nos fazem bem. Deixar passar, sem se importar, com nada ou muita coisa. Sabe desligar da tomada. E viver, simplesmente viver. Se estamos nos recuperando de uma doença, convalescendo, de uma cirurgia, precisamos aceitar, este período, para agradecer, e refletir, para corrigir, e acertar, tudo primeiro em nós. Depois no restante das coisas. Às vezes é bom desacelerar. Para refletir, e pensar. Sempre vem a luz, a luz sempre aparece.

O foco agora é você, somos nós. Para depois as nossas pendências. Depois tudo se encaixa se encaminha. Não coloquem pedras debaixo do leito do rio.

E sim retire-as. Para que o rio deságüe no mar, sem nenhum obstáculo.

Quem a não ser nós mesmos coloca alguns obstáculos por onde passas? Quem? Nós é que precisamos quebrar as correntes que nos prendem na teia da ignorância. Do julgamento precipitado. E olhar para ai, bem dentro, lá no fundo.

autora jell.athayde

Nenhum comentário:

Postar um comentário